Marcas
Como sempre, a apresentação começa com as impressionantes marcas atingidas pela Apple. Na App Store , são 400 milhões de contas com cartão de crédito, 650 mil aplicativos, cujos 225 mil são criados especialmente para iPad, e a marca mais surpreendente, 30 bilhões de aplicativos baixados. Foram pagos em média 5 bilhões de dólares aos desenvolvedores. A App Store já está presente em 120 países, e ainda esse mês, estará funcionando em mais 32.
Macbook
O upgrade na linha de Macbooks começa na linha dos Macbooks Air. Os notebooks ganharam uma atualização nas suas especificações. A 3ª geração de processadores Intel Core (Ivy Bridge) passa a integrar a CPU dos computadores portáteis, o que possibilitou um upgrade para até 8GB de memória RAM e gráficos 60% mais rápidos e até 512GB de armazenamento em flash. Também foi acrescentado USB 3 na linha, substituindo as antigas portas USB 2 por USB 3, que ainda dão suporte ao 2.0. A câmera foi atualizada para uma câmera Facetime que filma em HD (720p).

![]() |
O que vem depois? |
Do que precisaria a próxima geração do Macbook Pro? Essa foi a pergunta feita por Phil Schiller na apresentação do próximo componente da linha de notebooks da Apple. Mas a novidade é tão grande e gera tantas expectativas que vamos deixá-la para um próximo post, então encontrem-nos de volta aqui no blog às 18h00 horário de Brasília od ida 22/06 para mais detalhes.
Mac OS
Mac OS

No Mountain Lion, o principal objetivo da Apple parece ser integrar o iOS ao Mac OS. Com isso, vem para o Mountain Lion o aplicativo de Notas (que puxa as notas de todos os seus dispositivos) e o Reminders, que também é sincronizado com os outros dispositivos possuídos pelo usuário. Chega, também, ao Mac o iMessage, serviço de troca de mensagens grátis via WiFi entre dispositivos, com a possibilidade de envio de vídeos, fotos, contatos e anexos. Lembrando que as mensagens também circulam em tempo real em todos os seus dispositivos. Foi introduzida, também, a Central de Notificações, que reúne todas as notificações de aplicativos, sistema, Facebook e Twitter. O modo das notificações push também se alterou, agora elas aparecem no canto superior direito da tela, e se forem ignoradas desaparecem, a menos que não ofereçam essa opção, aí, é necessário fechar a notificações.
Foi apresentada a função "Power Nap", onde o Mac mesmo em repouso continua recebendo atualizações do Mail, redes sociais e iCloud. Além da função "Dictation" onde o usuário fala ao invés de escrever, foi semelhante à novidade apresentada no lançamento do Novo iPad.
Por todo o sistema, agora é possível encontrar botões de compartilhamento, que possibilitam postar em segundos um link no Twitter, ou uma foto no Facebook. Além de poder facilmente poder enviar documentos por AirDrop.
Agora, o sistema é totalmente integrado ao Facebook e ao Twitter, incluindo notificações, compartilhamento de fotos, links e documentos, além de poder postar rapidamente através da Central de Notificações. Também é possível fazer Streaming da tela do seu Mac para sua Apple TV com a integração do AirPlay ao sistema.
![]() |
Janela do Game Center no Mac |
Em resposta aos episódios de ataques de malwares a Macs, a Apple traz o Gatekeeper, uma espécie de berreira de proteção para downloads. Onde, a depender da configuração escolhida pelo usuário, só serão instalados programas da Mac App Store e de desenvolvedores identificados. Uma boa resposta da empresa ao tipo de malwares que vem enfrentando.
![]() |
Tab View no Safari |
iOS 6
![]() |
As três versões do Maps: Vetores, Flyover (3D) e turn-by-turn (respectivamente) |
Depois, a nossa amiga Siri também ganha melhoras. A assistente pessoal agora passa a funcionar no iPad, e além disso, ela ganhou mais alguns conhecimentos. Ela pode falar sobre esportes, filmes, restaurantes, e também pode lançar aplicativos.
Agora, assim como o Mac, foi acrescentado ao sistema a integração com o Facebook, unificando contatos e eventos, além de possibilitar o compartilhamento de links e fotos e a postagem de uma atualização a partir da Central de Notificações.
Foi, também acrescentada a possibilidade de compartilhar fotos selecionadas do Photo Stream com pessoas à sua escolha, Permitindo ás pessoas de interagir com a sua foto e até mesmo "Gostar" dela.
![]() |
Passbook no iPhone |
No Facetime as mudanças foram amenas. O que foi anunciado, parece pouco mas era almejado por muitos, que era a ligação via Facetime na rede de Dados do aparelho.
No aplicativo de Telefone, além de um redesign, novas funções foram acrescentadas ao mesmo. Agora, quando não puder
![]() |
Novas lojas de conteúdo. |
No Safari, o recurso de Abas em Nuvem se perpetua, e foi criada um lista de leitura offline, que armazena as páginas que você escolhe para ler depois. Nos aparelhos menores (iPhone e iPod Touch) quando o aparelho é posto em modo landscape, o browser se torna fullscreen.
A última das principais novidades é o redesign das lojas. Todas as lojas de conteúdo da Apple foram redesenhadas, fornecendo uma experiência totalmente nova de compra.
Conclusão
O 1º dia da WWDC ofereceu novidades entusiasmantes, só nos resta aguardar para ter acesso a elas. O Mountain Lion estará disponível por $19,99 na Mac App Store em Julho, e o iOS virá na Primavera. Os novos Macbooks já estão disponíveis para compra inclusive no Brasil, mas por um preço "rico em sódio". O iPhone 5 que era esperado na conferência não veio, mas não se deve perder as esperanças, vai que chega um novo em Setembro?