quinta-feira, 21 de junho de 2012

WWDC 2012 - Resumo do Primeiro Dia

Ontem, começou em San Francisco a WWDC 2012, a conferência anual de desenvolvedores da Apple, onde os ingressos se esgotaram em impressionantes 1 hora e 43 minutos.. Grandes anúncios eram esperados: um Macbook com tela Retina, um iPhone 5 e o iOS 6, porém nem tudo era real (*cof* iPhone 5 *cof*). Porém, o dia animou muito os admiradores de tecnologia, os desenvolvedores e os fãs da empresa.



Marcas


   Como sempre, a apresentação começa com as impressionantes marcas atingidas pela Apple. Na App Store , são 400 milhões de contas com cartão de crédito, 650 mil aplicativos, cujos 225 mil são criados especialmente para iPad, e a marca mais surpreendente, 30 bilhões de aplicativos baixados. Foram pagos em média 5 bilhões de dólares aos desenvolvedores. A App Store já está presente em 120 países, e ainda esse mês, estará funcionando em mais 32.

Macbook

O upgrade na linha de Macbooks começa na linha dos Macbooks Air. Os notebooks ganharam uma atualização nas suas especificações. A 3ª geração de processadores Intel Core (Ivy Bridge) passa a integrar a CPU dos computadores portáteis,  o que possibilitou um upgrade para até 8GB de memória RAM e gráficos 60% mais rápidos e até 512GB de armazenamento em flash. Também foi acrescentado USB 3 na linha, substituindo as antigas portas USB 2 por USB 3, que ainda dão suporte ao 2.0. A câmera foi atualizada para uma câmera Facetime que filma em HD (720p).
Já no Macbook Pro, também foram atualizados os processadores para a 3ª Geração dos Ivy Bridge, com até 8GB de memória RAM e gráficos 60% mais rápidos. Agora, o Pro também conta com uma placa de vídeo Nvidia GeForce GT 650M com até 1GB de memória de vídeo. Também foi acrescentado a linha as portas USB 3.0.


O que vem depois?
   Do que precisaria a próxima geração do Macbook Pro? Essa foi a pergunta feita por Phil Schiller na apresentação do próximo componente da linha de notebooks da Apple. Mas a novidade é tão grande e gera tantas expectativas que vamos deixá-la para um próximo post, então encontrem-nos de volta aqui no blog às 18h00 horário de Brasília od ida 22/06 para mais detalhes.

Mac OS

   O primeiro recurso apresentado para o Mountain Lion foi o iCloud. O iCloud é o serviço de armazenamento em nuvem que integra os eletrônicos da empresa. Agora, o set up do iCloud é feito diretamente na primeira inicialização do Mountain Lion (configuração), e após isso, irá "sincronizar" todos os aparelhos.
   No Mountain Lion, o principal objetivo da Apple parece ser integrar o iOS ao Mac OS. Com isso, vem para o Mountain Lion o aplicativo de Notas (que puxa as notas de todos os seus dispositivos) e o Reminders, que também é sincronizado com os outros dispositivos possuídos pelo usuário. Chega, também, ao Mac o iMessage, serviço de troca de mensagens grátis via WiFi entre dispositivos, com a possibilidade de envio de vídeos, fotos, contatos e anexos. Lembrando que as mensagens também circulam em tempo real em todos os seus dispositivos. Foi introduzida, também, a Central de Notificações, que reúne todas as notificações de aplicativos, sistema, Facebook e Twitter. O modo das notificações push também se alterou, agora elas aparecem no canto superior direito da tela, e se forem ignoradas desaparecem, a menos que não ofereçam essa opção, aí, é necessário fechar a notificações.
   Foi apresentada a função "Power Nap", onde o Mac mesmo em repouso continua recebendo atualizações do Mail, redes sociais e iCloud. Além da função "Dictation" onde o usuário fala ao invés de escrever, foi semelhante à novidade apresentada no lançamento do Novo iPad.
   Por todo o sistema, agora é possível encontrar botões de compartilhamento, que possibilitam postar em segundos um link no Twitter, ou uma foto no Facebook. Além de poder facilmente poder enviar documentos por AirDrop.
   Agora, o sistema é totalmente integrado ao Facebook e ao Twitter, incluindo notificações, compartilhamento de fotos, links e documentos, além de poder postar rapidamente através da Central de Notificações. Também é possível fazer Streaming da tela do seu Mac para sua Apple TV com a integração do AirPlay ao sistema.
Janela do Game Center no Mac
   Uma das coisas que mais me deixou animado foi a adição do Game Center ao Mac, é possibilitado o jogo multiplayer entre plataformas. E o iCloud também entra, com a função de "unificar" todos os aparelhos.
   Em resposta aos episódios de ataques de malwares a Macs, a Apple traz o Gatekeeper, uma espécie de berreira de proteção para downloads. Onde, a depender da configuração escolhida pelo usuário, só serão instalados programas da Mac App Store e de desenvolvedores identificados. Uma boa resposta da empresa ao tipo de malwares que vem enfrentando.
Tab View no Safari
   Por último, mas não menos empolgante, a empresa anunciou duas novas características ao Safari, navegador do sistema. Mais uma vez o iCloud entra em cena com as Abas em Nuvem, que mostra todas as abas que estão abertas em outros dispositivos, e as abre se necessário. Além disso foi anunciado o Tab View, uma nova forma de visualização de páginas que permite que se deslize entre miniaturas em tempo real das abas abertas.



iOS 6


As três versões do Maps: Vetores, Flyover (3D)
 e turn-by-turn (respectivamente)
   É claro que não podia faltar novidades no que a Apple chama de "sistema móvel mais avançado. Talvez, a mudança mais drástica apresentada pela empresa nesta segunda tenha sido a mudança no sistema de mapas. Desta vez, a Apple faz o seus sistema de mapas do zero e revoluciona. Um sistema de mapas baseado em vetores, com belas cores e a possibilidade de mapas com três dimensões até mesmo no modo satélite. Além disso, também entra em jogo a navegação turn-by-turn, além das inclusões de informações relativas ao tráfego.
   Depois, a nossa amiga Siri também ganha melhoras. A assistente pessoal agora passa a funcionar no iPad, e além disso, ela ganhou mais alguns conhecimentos. Ela pode falar sobre esportes, filmes, restaurantes, e também pode lançar aplicativos.
   Agora, assim como o Mac, foi acrescentado ao sistema a integração com o Facebook, unificando contatos e eventos, além de possibilitar o compartilhamento de links e fotos e a postagem de uma atualização a partir da Central de Notificações.
   Foi, também acrescentada a possibilidade de compartilhar fotos selecionadas do Photo Stream com pessoas à sua escolha, Permitindo ás pessoas de interagir com a sua foto e até mesmo "Gostar" dela.
Passbook no iPhone
   Surge no iOS 6 mais um aplicativo de sistema, o Passbook. O Passbook irá servir como uma espécie de carteira virtual, que armazena os seus cartões-presente, ingressos, passagens de avião e etc, te notificando a cada mudança em atualizações em tempo real.
   No Facetime as mudanças foram amenas. O que foi anunciado, parece pouco mas era almejado por muitos, que era a ligação via Facetime na rede de Dados do aparelho.
   No aplicativo de Telefone, além de um redesign, novas funções foram acrescentadas ao mesmo. Agora, quando não puder (ou não quiser) atender uma ligação, você tem mais duas possibilidades, a de te lembrar (Reminder) de ligar depois ou a de enviar uma mensagem à pessoa. Uma das funções mais interessantes adicionadas ao Phone foi o modo Do Not Disturb (Não Perturbe) onde você pode selecionar um período de tempo no qual o seu telefone não receberá chamadas ou ligará a tela do aparelho quando receber alguma atualização. Também é possível adicionar exceções ao modo Não Perturbe, ou estabelecer um critério de Emergência, onde se uma mesma pessoa ligar duas vezes seguidas num intervalo de 5 minutos, o telefone irá tocar.
Novas lojas de conteúdo.
   Ao Mail, as mudanças foram singelas porém interessantes. Foi criada uma caixa de entrada VIP, onde se você receber um e-mail de um contato VIP, você reberá uma notificação. Além disso, a inserção de fotos ou vídeo como anexos de e-mail se tornou mais simples, basta segurar o cursor de texto.
   No Safari, o recurso de Abas em Nuvem se perpetua, e foi criada um lista de leitura offline, que armazena as páginas que você escolhe para ler depois. Nos aparelhos menores (iPhone e iPod Touch) quando o aparelho é posto em modo landscape, o browser se torna fullscreen.
  A última das principais novidades é o redesign das lojas. Todas as lojas de conteúdo da Apple foram redesenhadas, fornecendo uma experiência totalmente nova de compra.

Conclusão


O 1º dia da WWDC ofereceu novidades entusiasmantes, só nos resta aguardar para ter acesso a elas. O Mountain Lion estará disponível por $19,99 na Mac App Store em Julho, e o iOS virá na Primavera. Os novos Macbooks já estão disponíveis para compra inclusive no Brasil, mas por um preço "rico em sódio". O iPhone 5 que era esperado na conferência não veio, mas não se deve perder as esperanças, vai que chega um novo em Setembro?


Pesquisa

Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.

Publicidade