Nome Completo:
Rafael Fischmann
Idade:
25 anos
Quando começou a se interessar por Gadgets?
Acho que desde sempre. :) Sou fanático por tecnologia, por eletrônicos. Desde pequeno já adorava ficar brincando com rádios, gravadores, calculadoras, agendas eletrônicas e por aí vai.
Como surgiu a ideia de criar o MacMagazine?
Em 2000-2001 eu já tinha um blog pessoal que falava aqui e ali sobre tecnologia, e foi nesse meio-tempo que ganhei o meu primeiro iMac G3. Aos poucos fui pegando gosto pela coisa, comecei a escrever sobre Apple e logo bateu a vontade de ter um site só sobre isso. Não tinha pretensão alguma, na época, de fazer o site ser o que é hoje.
Qual é a sensação de olhar para trás e ver todo o caminho percorrido pelo site e o sucesso que ele tem hoje?
É muito bacana. Acho que todo mundo que tem um negócio/projeto próprio já deve ter sentido isso, ainda mais quando trata-se de algo sem planejamento nenhum. O site surgiu como um hobby; continua sendo porque adoro fazer o que faço, mas agora também é meu negócio full-time.
Já que seu site fala sobre a Apple vamos falar sobre a empresa agora. Para você, qual é o diferencial dos produtos da Apple?
Primeiro, levarem para o usuário algo que ele nunca imaginaria que iria precisar/gostar. Depois, serem pensados detalhamente, em todos os aspectos. A Apple é movida a isso, por isso ela conquista tantas pessoas que realmente dão valor a produtos bem desenvolvidos.
Como você acha que será a Apple sem Steve Jobs?
Acho que será uma perda e tanto, ele é um cara genial e deve ainda hoje ter uma forte influência em decisões e desenvolvimento de produtos. Todavia, a "ideologia Jobs" já está definitivamente impregnada na Maçã — principalmente nos outros executivos do alto escalão —, o que garante que ela continuará inovando e trazendo produtos excelentes por muito, muito tempo.
Qual é a emoção de estar presente, como um dos primeiros, no lançamento do iPad 2 na Apple Store da 5th Avenue?
Até a hora de entrarmos na loja e pormos as mãos no bichinho foi MUITO cansativo. Viramos a noite, ficamos em pé por horas, passamos fome e frio, mas foi também divertido, conhecemos pessoas bacanas, demos muitas entrevistas e… estávamos lá. :) O que eu posso dizer é que boa parte de mim estava lá como editor-chefe do MacMagazine, embora outra grande parte também estava como fanático pela Apple. Só não sei se, sem o site, eu também faria essas loucuras.
O que achou do iCloud e do iOS 5? Eles prometem, ou é só mais uma coisa que passará sem ser percebida?
Já não estão passando despercebidos, muito antes de chegarem às nossas mãos. O iOS 5 me parece o upgrade mais significativo do sistema operacional da Maçã até hoje, estou muito ansioso por ele. O iCloud também promete muito, mas estou curiosíssimo para ver a coisa funcionando na prática — principalmente no nosso dia-a-dia de conexões 3G e Wi-Fi não muito confiáveis. Ainda não sei dizer o quanto isso mudará a forma como trabalho com meu Mac e meus iGadgets.
Soube que teve seu iPad 2 furtado quando sua mala foi extraviada. Gostaria de saber quais recomendações faz aos nossos leitores para quando forem importar algo de valor?
Vim com meu iPad 2 pessoal na mochila, que chegou sem problemas. A unidade furtada estava lacrada, na caixa, e coloquei dentro da minha mala; ela seria sorteada entre os leitores do MacMagazine. Embora não sejam TODAS as malas com eletrônicos/objetos de valor furtadas em aeroportos, pelo jeito a coisa está bem crítica hoje em dia, então a recomendação que fica, mesmo, é evitar colocar esse tipo de coisa na mala que será despachada. Outra dica que recebi, no meio dessa confusão, foi tentar anotar tudo o que você colocar na mala antes de fechá-la, tirando foto do seu conteúdo. Também registre bem o peso da bagagem na hora do check-in, para poder comparar com o que receber no destino.
Gostaria de agradecer pela oportunidade. Tem mais alguma coisa que gostaria de dizer aos nossos leitores?
Eu é que agradeço vocês, pela oportunidade, e fico contente em colaborar com o site. :) Até a próxima!